Título: TAP terá de oferecer garantias para poder recuperar a Varig
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/11/2005, Economia & Negócios, p. B18

BNDES diz que vai estudar no fim de semana a proposta da estatal portuguesa

Na reta final para o início da sua primeira fase de reestruturação, a Varig enfrenta agora um empecilho que pode comprometer o projeto de investimento da estatal portuguesa de aviação TAP. A proposta de financiamento de, no mínimo, US$ 62 milhões, entregue pelos portugueses ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) esta semana, esbarra na falta de garantias. O impasse tem de ser resolvido até segunda-feira, quando os credores da Varig fazem assembléia para definir qual será o plano de recuperação. Segundo pessoas próximas à negociação, o problema de garantias teria sido resolvido ontem mesmo. Representantes da Fundação Ruben Berta aprovaram a proposta de reestruturação O governo português não teria dado aval à TAP para poder ofecerer garantias reais, contam fontes do setor. Além disso, a companhia aérea não tem Certidão Negativa de Débito (CND), pois tem dívidas com o Fisco de Portugal, o que a impediria de tomar financiamento no BNDES. Pessoas próximas à negociação contam que a instituição teria dado prazo até às 18 horas de ontem para a TAP apresentar garantias. O BNDES nega esse limite e informa que vai estudar a proposta durante o fim de semana, acrescentando que as ações da VarigLog e Varig Engenharia e Manutenção (Vem) não são consideradas como garantia. Representantes da Fundação Ruben Berta (FRB), controladora da Varig, aprovaram ontem em assembléia o plano inicial de reestruturação da companhia. Embora não tenha sido objeto de votação, a opção da direção da companhia e da FRB pela TAP como investidora teve o aval dos 143 funcionários que integram o chamado Colégio Deliberante. Durante a reunião, foram apresentadas 11 propostas de investimentos na Varig. Entre elas, causou surpresa a intenção do fundo americano de investimentos AIG, que recentemente diluiu sua participação acionária na rival Gol. Além disso, o grupo AIG é controlador da empresa de arrendamento de aviões ILFC, que tem pressionado a Varig a devolver aviões. 'Ficou claro durante a apresentação que não houve dúvida que a TAP é a parceira estratégica escolhida pelo conselho de curadores', afirma o presidente dessa instância, Cesar Curi. WEBJET A WebJet, que começou a operar em julho, suspendeu temporariamente os vôos para Brasília e Salvador - este último, iria estrear no dia 1º. O motivo foi a fraca demanda por esses vôos, por causa da guerra tarifária deflagrada pela sua estréia. A WebJet continua voando entre São Paulo, Rio, Porto Alegre e Florianópolis e estuda mudanças em sua malha aérea. Desde que começou a operar, a companhia já teve de cancelar vôos três vezes.