Título: Izar suspende representação contra Onyx Lorenzoni
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/11/2005, Nacional, p. A8

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar (PTB-SP), suspendeu ontem a análise da representação do PT contra o deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS), até que seja verificada a veracidade das rubricas e da assinatura do ex-presidente do PT Tarso Genro no pedido protocolado mês passado. Izar vai solicitar à Mesa Diretora uma perícia na assinatura. Atual presidente do PT, Ricardo Berzoini rapidamente respondeu ao Conselho de Ética. Em ofício, lembrou que à época em que o pedido foi protocolado pelo PT o próprio Tarso Genro, "com plenos poderes para o ato, confirmou publicamente ser sua a assinatura naquele documento". "Fatos políticos dessa natureza não exigem assinatura com firma reconhecida. Trata-se de uma manobra diversionista."

O PT acusa Onyx de quebra de decoro parlamentar sob a alegação de que ele divulgou dados sigilosos da CPI dos Correios.

Ainda ontem, Izar notificou a deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP) sobre o pedido de representação contra ela também protocolado pelo PT. Ela tem prazo de cinco sessões para apresentar sua defesa. Zulaiê foi representada por ter se referido ao presidente Lula, em Convenção do PSDB em São Paulo, como "bandidão".

A deputada ontem mesmo enviou ofício se desligando do Conselho de Ética. Ela era suplente do órgão e, como determina o estatuto, quando um integrante é representado tem de ser afastado. O deputado Josias Quintal (PSB-RJ) será o relator.