Título: Ex-diretor diz ter provas de que 'não mexia com dinheiro'
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/11/2005, Nacional, p. A14

O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato vai apresentar na CPI dos Correios e na Justiça supostas provas documentais de que não foi responsável por pagamentos da Visanet à DNA Propaganda, do empresário Marcos Valério, e que teriam ido para o PT. A informação é do advogado de Pizzolato, Mário de Oliveira Filho, que declarou que eram do conselho deliberativo da administradora de cartões de crédito, não de seu cliente, as decisões envolvendo os pagamentos sob investigação. O ex-diretor, afirmou, nunca foi do conselho da empresa, onde o BB, um dos acionistas, tinha três representantes. A Diretoria de Marketing, ressaltou, traçava estratégias de campanha, e "não podia mexer" com dinheiro. "Quem fazia o relacionamento com a Visanet era a Diretoria de Varejo do BB, que acertava valores etc", afirmou ele, negando a acusação, feita anteontem pela Visanet, de que fora Pizzolato que indicara a DNA.

"O Varejo passava para o Marketing o valor das campanhas e as agências licitadas pelo Banco do Brasil faziam as campanhas por rodízio." Oliveira Filho disse também que a prática de antecipar o pagamento das campanhas era uma decisão da direção do BB, não da Diretoria de Marketing. "O dinheiro ia para uma conta da Visanet, que pagava tanto por tal campanha para tal agência." Segundo o advogado, em 2005 Pizzolato orientou os conselheiros do BB na Visanet para que as prestações de conta das agências passassem a ser mensais e por evento de campanha.