Título: Pizzolato mudou forma de pagar agências
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/11/2005, Nacional, p. A14

Foi ele que propôs, em 2003, que o BB repassasse antecipadamente os recursos para as campanhas de publicidade da Visanet

Foi o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato o responsável pela mudança do método de repasse de recursos do fundo Visanet para as agências de publicidade. Em 2003 Pizzolato propôs à Diretoria de Varejo, que coordena as ações de cartões de crédito, fazer o pagamento adiantado para só depois o banco ter a comprovação do serviço feito. O argumento era acabar com a burocracia e dar mais agilidade às ações de publicidade dos cartões. O diretor da área na época, Fernando Barbosa, aceitou e eles assinaram a mudança que acabou pondo o BB na mira da CPI dos Correios.

Segundo fontes, nos anos em 2001 e 2002 o pagamento de serviços era feito de forma diferente. "O dinheiro sempre foi repassado para campanhas específicas, tudo muito bem discriminado", explicou um técnico.

Com Pizzolato, funcionário de carreira do BB e alçado ao cargo pelo PT com o apoio do ex-ministro Luiz Gushiken, a situação mudou. Ao mesmo tempo, os repasses cresceram. Em 2001 e 2002, foram de R$ 26 milhões e R$ 24 milhões. Além da DNA, a agência Lowe também recebeu recursos. Em 2003 e 2004 apenas a DNA recebeu dinheiro. Foram R$ 29,7 milhões no primeiro ano do governo Lula e R$ 44,09 milhões no ano passado. Este ano, depois que a alteração surtiu efeito, R$ 4,2 milhões foram repassados e, mesmo assim, distribuídos para a DNA, a Ogilvy e a D+Brasil.