Título: Casseb deve ser convocado para explicar operações
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/11/2005, Nacional, p. A12

A CPI dos Correios deve convocar o ex-presidente do Banco do Brasil Cassio Casseb a explicar a operação pela qual R$ 10 milhões do fundo Visanet foram supostamente desviados para o PT. Casseb presidia o BB na época em que a DNA, agência de Marcos Valério passou a fazer a propaganda da Visanet. "O único que não foi ouvido foi Casseb e talvez ele deva ir à CPI. Mas mais do que ouvir autoridades, a CPI vai comprovar o caminho do dinheiro desviado, para começar a indiciar", diz o deputado ACM Neto (PFL-BA), sub-relator da CPI. O ex-diretor de Marketing do BB Henrique Pizzolato, que autorizou os pagamentos antecipados à DNA, já depôs na CPI, mas deve ser convocado de novo.

O presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), defendeu o relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), criticado por petistas por sua conclusão de que foi dinheiro da DNA, não empréstimos bancários feitos por Valério, o que pagou o mensalão. "Os argumentos que Serraglio apresentou são pertinentes e têm lógica."

O sub-relator de movimentação financeira, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), quer apresentar na quinta-feira relatório parcial com o caminho percorrido pelo dinheiro. "As coincidências entre a entrada de recursos do BB e o empréstimo feito por Valério são enormes e justificam a investigação. Mas o BB ainda não enviou os contratos com a DNA nem a prestação de serviços referente à Visanet", explicou Fruet. Assim como o relator, ele afirmou não ter dúvidas de que os R$ 10 milhões são "dinheiro público".