Título: Varig, com novo presidente, corre para sobreviver
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/11/2005, Economia & Negócios, p. B14

A Fundação Ruben Berta (FRB), dona da Varig, corre contra o relógio para tentar dar um sinal de transparência e tranqüilidade ao mercado, após ter demitido, na sexta-feira, os quatro conselheiros que havia contratado para elaborar o plano de reestruturação. Depois de nomear ontem como presidente Marcelo Bottini, que renunciou à condição de curador da FRB e de vice-presidente comercial para se dedicar ao cargo, a FRB quer concluir a formação do novo conselho até o fim desta semana. A Varig tem até 19 de dezembro para concluir seu plano de reestruturação. Há dois desenhos possíveis para as quatro vagas abertas, contam fontes que acompanham as mudanças. O primeiro é convidar um representante dos três credores (Infraero, BR Distribuidora e Banco do Brasil), com um quarto integrante de outro credor que ainda está sendo definido, provavelmente de uma empresa de arrendamento de aeronaves. A outra solução viria de "pratas da casa", seguindo a escolha de Bottini, que tem 26 anos de Varig.

"A Infraero não tem nenhum interesse em participar do Conselho de Administração seja da velha ou da nova Varig", afirma Adenahuer Figueira Nunes, diretor financeiro da empresa. Segundo ele, a preocupação da estatal é a sobrevivência da companhia e o recebimento de seus créditos. Como os representantes da FRB (sete curadores eleitos por voto) previam esse tipo de resistência, há outro plano.

A alternativa para formar um novo Conselho de Administração viria de "notáveis", para tranqüilizar o mercado. Era assim que David Zylbersztajn, Omar Carneiro da Cunha, Eleazar de Carvalho Filho e Marcos Azambuja eram conhecidos pelo mercado. Com mais quatro vagas, o conselho terá nove integrantes, o máximo permitido pelo estatuto. O mínimo são 5.

Os nomes dos quatro "notáveis" da Fundação Ruben Berta que estão em análise são de ex-presidentes e funcionários da Varig. Lideram a lista os ex-presidentes da Varig Ozires Silva e Carlos Luiz Martins.

Percy Rodrigues, ex-presidente da subsidiária de vôos regionais Rio Sul, e Oswaldo Trigueiro Júnior, ex-vice-presidente comercial da Varig e atual presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), são cotados para compor o conselho, que agora é presidido por Humberto Rodrigues Filho.

"Eu jamais pensei nisso. Nem passou pela minha cabeça. Os funcionários não têm pretensão de poder", diz Graziella Baggio, ao ser questionada se aceitaria um eventual convite para ser conselheira. Hoje, às 14 horas, Graziella tem reunião com a direção da Varig para discutir a suspensão da demissão de 156 pilotos na quarta-feira passada. Esse foi o motivo alegado para a demissão dos quatro conselheiros na sexta-feira.