Título: Tecnologia se dissemina com rapidez nas pequenas empresas
Autor: Ana Paula Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/11/2005, Economia & Negócios, p. B20

A informatização cresce a passos largos entre as micro e pequenas empresas de São Paulo. Segundo uma pesquisa do Sebrae, em 2003 os computadores eram usados em 47% delas. 'Hoje o número atualizado deve estar em 55%', diz Marco Aurélio Bedê, gerente de Pesquisas do Sebrae-SP. 'O uso da tecnologia nessas empresas está acompanhando o ritmo do uso domiciliar. São cerca de cinco usuários por computador, utilizando principalmente softwares de texto, planilhas, internet e alguns programas específicos para empresas.' A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e. net) realizou uma pesquisa com as micro, pequenas e médias empresas de seu mailing e registrou que 90,4% delas utilizam internet e 46,8% fazem transações comerciais eletrônicas. 'Trata-se de empresas de um universo específico, mas acredito que, no Brasil, cerca de 60% das 5 milhões de MPEs estejam Os recursos mais usados são os editores de texto e planilha. Na web, bancos e e-mail informatizadas', diz Cid Torquato, diretor-executivo da Câmara. 'Insistimos em que seja feita uma pesquisa nacional sobre o assunto. Como diria Bill Gates, não haverá vida fora da internet, e isto está ficando claro para todo mundo. E fortalecer as MPEs deveria ser prioridade nacional', diz. Para Bedê, do Sebrae, a pequena empresa torna-se mais eficiente quando se informatiza. 'O empresário tem controle instantâneo de seu estoque, pode pedir certidões pela internet e, principalmente, ter acesso a informações.' A empresária Laura Caruso, da importadora de produtos para animais de estimação Marco Polo, realizou um processo grande de informatização em sua empresa, há dois anos. 'Começamos com a parte administrativa, depois estoque, vendas e logística', conta. 'Hoje, vejo que se não fizéssemos as mudanças, não conseguiríamos realizar todos os negócios que fazemos.' A empresa importa em média dois contêineres por mês, fora os produtos nacionais que distribui. Os investimentos em computadores e programas são altos, mas Laura diz que valem a pena. 'Tem de fazer as contas certinho, que o resultado vem a médio prazo. Alguns são palpáveis, como o melhor controle de estoques e distribuição. Mas há outros, menos visíveis: nosso atendimento ao cliente melhorou, pois agora nos ligam e temos na hora a informação que eles querem.' INDICADORES Segundo a pesquisa do Sebrae, o uso mais freqüente do computador nas MPEs é para a formação de cadastro de clientes - 81% das empresas o fazem. E 54% utilizam a internet. 'O número de empresas que acessam a internet é maior do que o número das que possuem computador. Pode parecer estranho, mas é porque muitos empresários usam computadores pessoais ou cyber cafés para conseguir informações e usar webmails', diz Bedê. 'Eles estão conscientes da importância da rede. Os serviços de internet mais usados são os bancários, o e-mail e a pesquisa sobre fornecedores.' A indústria é o setor que apresenta maior informatização (61%), seguida pelos serviços (53%) e, depois, o comércio (51%). 'Há uma tendência de que, quanto maior a empresa, mais informatizada ela seja', diz Bedê. 'E o uso de tecnologia está muito ligado ao sucesso das empresas. Aquelas que não se atualizam e não se informam sobre o que acontece no mercado têm menores chances de sobreviver.'