Título: Hospital da zona leste recebe 47 dos feridos
Autor: Camilla Rigi
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/11/2005, Metrópole, p. C1

Entre hematomas, suturas, luxações e fraturas, 22 internos e 25 funcionários feridos no motim da Febem que receberam atendimento no Pronto-Socorro do Hospital Municipal Tatuapé não chegaram a quebrar a rotina do local, que atende até 1.500 pacientes por dia só no PS. Ontem mesmo, dos 47 feridos vindos da Febem, 38 obtiveram alta. Dos nove restantes, dois estavam em estado grave e os demais permaneciam em observação.

A violência foi um ponto marcante da rebelião. Na confusão, um tiro de bala de borracha atingiu o peito de um dos menores. A situação do interno obrigou a equipe médica a fazer uma drenagem de tórax. No fim da tarde, ele passou por uma laparotomia exploratória - cirurgia para diagnosticar danos nos órgãos internos do paciente.

Além desse rapaz, também estava em estado grave a psicóloga da Fundação Rosana Cristina Naum, que foi pisoteada durante o motim e ficou prensada em um dos portões da unidade. A paciente, que teve contusão dos arcos costais, foi transferida no meio da tarde para o Hospital do Servidor Público Estadual.

Os funcionários do hospital atenderam ainda um outro interno, que sofreu traumatismo craniano, e um funcionário que também passou por uma drenagem de tórax . Os demais, um menor e quatro funcionários, ficariam em observação.