Título: Corte de energia põe em risco 3 mil aves
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/11/2005, Economia & Negócios, p. B5

Cerca de 3 mil avestruzes que se encontram na fazenda da Avestruz Master no município de Porto Nacional, a 30 quilômetros de Palmas (TO), podem morrer nos próximos três dias caso seja confirmado o corte de energia elétrica previsto para amanhã. Pelo menos 50 aves morreram na última semana e outras estão debilitados por stress, falta de água e alimento, pois não há pessoal suficiente para tratar delas. O alerta é do veterinário Olivério Alves Neto, responsável técnico pela fazenda. Ele confirmou ainda que cerca de 200 ovos se perderam por causa do arresto de bens determinado pela Justiça.

Por meio de mandado judicial, investidores retiraram um aparelho de ar-condicionado e um gerador e prometem retirar a cerca da propriedade, podendo causar danos ambientais irreparáveis pelo ingresso de animais exóticos na fauna silvestre.

Alves diz que há ração em estoque, mas tem pessoal para distribuir o alimento. São apenas 13 pessoas para atender a mais de mil piquetes. Os funcionários abandonaram o trabalho por medo de não receber seus direitos. Alves conta que há cerca de 10 dias alertou o Ministério Público Estadual para os risco à saúde das aves.

Em situação de normalidade, a fazenda tinha 3.500 avestruzes, fora os nascimentos semanais e os ovos incubados. Desse total, 500 foram retiradas por ordem judicial. Alves diz que o transporte foi feito de forma inadequada e muito morreram nessa operação. O Estado conta com dois outros criatórios, que receberam parte das aves.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão estadual responsável pela política ambiental, foi ao local na segunda-feira e confirmou que o quadro é crítico. O órgão analise a aplicação de multa por maus tratos aos animais.

Uma decisão do juiz Álvaro Nascimento Cunha, expedida ontem, determina que a retirada das aves seja feita em segurança para local apropriado. A sentença não diz quem será o responsável por esse procedimento.