Título: Empresário diz que não teve ajuda do governo
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/11/2005, Nacional, p. A7

O empresário Roberto Colnaghi informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "nunca recebeu nenhum crédito do governo para investir em Angola" e que seus negócios mantidos naquele país são com empresários. Ele afirmou exportar produtos agrícolas e industriais. Colnaghi negou que tivesse intermediado a ida de empresários para Angola. Segundo sua assessoria, ele não conhece o empresário Roberto Carlos Kurzweil e encontrou o ex-assessor de Palocci Rogério Buratti apenas em um vôo de Angola.

O empresário informou ainda que conhece o ministro de Obras e Infra-Estrutura, Higino Carneiro, com quem diz "manter um relacionamento de respeito".

Ele também negou participação nas negociações envolvendo o Banco do Keve e o Banco Equity, no Brasil.

O Banco Prosper (proprietário do Equity) confirmou que houve contatos do Banco do Keve, mas disse que não houve prosseguimento. Informou ainda que Vladimir Poleto não tinha procuração para negociar a venda.

Rui Campos, um dos diretores do Keve, afirmou que conhece Colnaghi, mas que ele não teve participação efetiva nas negociações com o Banco Prosper. Segundo ele, havia uma transação de parceria entre os dois bancos visando negócios na área de agroindústria - um dos setores de atuação de Colnaghi. Ele confirmou ainda que os negócios envolviam as obras de reconstrução do país.

O ministro da Fazenda e o empresário Kurzweil foram procurados, mas a reportagem não obteve resposta.