Título: Fogo amigo consome equipe desde o início
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/11/2005, Nacional, p. A4

Dilma já tinha se desentendido com Marina, que também trombou com Rodrigues

O fogo amigo tem sido uma característica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, desde sua posse em 2003. Quando comandava o Ministério de Minas e Energia, a atual chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, andou às turras com Marina Silva. Dilma nunca engoliu as restrições impostas pelo Ministério do Meio Ambiente aos pedidos de licenças ambientais para a construção de usinas hidrelétricas. Marina também se desentendeu com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. No ano passado, quando o governo discutia o uso de sementes transgênicas e a Lei de Biossegurança, ela e Rodrigues estavam em campos opostos.

O ministro da Agricultura não faz parte do time dos que lavam roupa suja em público. Nem o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. Mas é notório que os dois não se entendem no tratamento da questão agrária. Rodrigues é empresário e incentivador do agronegócio do País; Rossetto, um dos últimos representantes da esquerda no PT no governo,vê a redistribuição de terras quase como uma causa santa.Faz reservas ao agronegócio.

O ex-presidente do BNDES Carlos Lessa alardeava as divergências que tinha com seu superior hierárquico, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Furlan. Era ostensivo. Acabou caindo. A briga entre desenvolvimentistas e monetaristas também não é nova. O vice-presidente da República, José Alencar, é crítico feroz dos juros altos . Para especialistas, desentendimentos indicam des orientação política no governo. E afirmam que a situação tende a piorar.