Título: FHC entra em campo e ajuda a abortar convocação de ministro à CPI
Autor: João DomingosLuciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/11/2005, Nacional, p. A6

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso entrou em campo ontem e ligou para o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) com um pedido de socorro para o ministro Antonio Palocci. FHC queria evitar que o petista fosse obrigado a depor na CPI dos Bingos imediatamente, e na condição de convocado. A providência foi parte de uma seqüência de manobras que deram bom resultado para os dois lados. Palocci será de fato convidado, e deve comparecer em momento a ser definido, até 10 de dezembro. O governador de Minas, Aécio Neves, participou dessa operação pedindo ao líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), que o partido amparasse Palocci. "A briga interna é deles", avisou o governador. A oposição não poderia acabar como responsável por uma eventual queda do ministro.

Com isso, ao menos nos bastidores, Palocci reaproximou-se nos últimos dias da oposição. Na noite de anteontem, ele telefonou para um senador oposicionista e agradeceu o apoio recebido de pefelistas e tucanos na queda-de-braço com a ministra, Dilma Rousseff.

Palocci foi informado por esse oposicionista de que Lula estava decidido a mantê-lo no cargo. "Aécio conversou com o presidente e ele disse que você não vai ser dispensado", informou esse interlocutor. Pouco antes, no almoço em um restaurante em Brasília, Aécio contara a interlocutores que Lula estudava uma fórmula para segurar o ministro. "Lula está pensando em um conforto para ele", confidenciou. Na outra ponta da operação estava o senador Antônio Carlos Magalhães, interlocutor freqüente de Palocci. E, de Cleveland,até o senador Tasso Jereissati acompanhou de perto a operação.