Título: Militantes do PMDB e do PT trocam socos no Rio
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/11/2005, Nacional, p. A10

Trezentos jovens militantes do PMDB fizeram uma manifestação ontem contra a corrupção no governo Lula quase em frente ao Hotel Glória, onde o presidente Lula participava do 25º Encontro Nacional do Comércio Exterior. Eles se encontraram com outro grupo, formado por menos de 50 militantes do PT. Houve um princípio de confusão, que foi logo controlado pela Polícia Militar. Liderados pela presidente da Juventude do PMDB, Clarissa Matheus, filha da governadora do Rio, Rosinha Matheus, e do ex-governador Anthony Garotinho, os manifestantes do PMDB levaram carro de som e apitos e pediram o impeachment do presidente. Alguns usavam máscaras e narizes de palhaço, outros carregavam adereços como pizzas e cheques de isopor, além de sacos de dinheiro, em alusão ao mensalão supostamente pago aos deputados. Um deles usava uma máscara de plástico com o rosto de Lula e segurava uma falsa mala de dinheiro.

VAIAS

Em menor número, os petistas gritavam palavras de ordem em defesa de Lula, sufocadas pelos oponentes. Uma bandeira do PT que traziam acabou sendo tomada pelo grupo do PMDB, que tentou rasgá-la. Jovens trocaram socos, mas a PM apartou a briga.

"Vamos respeitar os militantes do PT porque eles também foram enganados", pedia Clarissa do alto do carro de som. Ela foi intensamente vaiada pelos petistas, que revidavam com acusações contra Rosinha e Garotinho. Os protestos se concentraram na Rua do Russel, na lateral do Hotel Glória - a frente havia sido isolada por PMs.