Título: Publicitário diz que Pizzolato decidiu contratos com Valério
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/11/2005, Nacional, p. A13

A situação de Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, piorou depois do depoimento dado ontem à CPI dos Correios pelo diretor da agência publicitária Lowe, Paulo Roberto Correia dos Santos. Segundo Santos, a conta de publicidade do cartão Ourocard do Banco do Brasil, que é administrado pela Visanet, passou para a DNA, do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, em abril de 2003, por determinação de Pizzolato. "Quem decidia qual produto a agência ia trabalhar era o Banco do Brasil e, no caso da passagem da conta da Lowe para a DNA, foi Pizzolato", afirmou. Segundo ele, o faturamento da Lowe diminuiu em 2003 por conta da perda da conta da Visanet. A Lowe foi uma das três agências que trabalhou para o BB entre 2000 e setembro de 2003. "O cartão era um excelente produto. Mas depois de abril de 2003 não fizemos mais nada. Para a Lowe, a perda foi significativa", contou.

No depoimento, Santos informou que, entre setembro de 2001 e o final de 2000, a Visanet adiantou à Lowe R$ 30 milhões, por conta da publicidade do Ourocard. "Mas os adiantamentos que a Lowe recebia eram em cima de projetos definidos e tinham um prazo para serem executados", ressalvou.

Tão logo assumiu a conta do Ourocard, a DNA passou a receber os adiantamentos. "As antecipações permitiam que as agências se apropriassem das aplicações financeiras, o que aconteceu com a DNA a partir de abril de 2003, por causa da decisão de Pizzolato. "É uma situação inusitada", disse o sub-relator de contratos da CPI dos Correios, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).

Investigações da CPI dos Correios detectaram que pelo menos R$ 10 milhões em recursos do Banco do Brasil escoaram para o valerioduto através de adiantamentos da Visanet à DNA em 2004, mas o dinheiro acabou no BMG.

Eduardo Groisman, diretor da D+ Brasil, afirmou ontem à CPI que A DNA pagava os serviços de publicidade para a Visanet. "Com a saída da DNA da publicidade do Banco do Brasil, este ano, a Visanet passou a pagar diretamente pelos nossos serviços", disse Groisman.