Título: Aliados e oposicionistas já contavam com 1 ponto
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/11/2005, Economia & Negócios, p. B4

O corte da Selic em 0,5 ponto porcentual foi influenciado pelo clima turbulento que envolve o governo, disse o líder do PSDB no Senado, senador Arthur Virgílio (AM). Ele afirmou que a redução modesta ¿é reflexo da crise política e da situação do ministro Antonio Palocci¿. Segundo ele, se o Copom tivesse baixado a taxa em até 1 ponto porcentual, isso não teria conseqüências negativas para o País. ¿Não há risco de recrudescimento da inflação. Por isso, o Copom poderia ter sido mais ousado¿, afirmou. A opinião é compartilhada por um colaborador próximo da equipe econômica, o deputado Delfim Netto (PMDB-SP), autor da proposta de ajuste fiscal de longo prazo para as contas públicas. Antes da reunião, ele afirmava que o Copom deveria cortar a taxa em 1 ponto em novembro e também em dezembro.

O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), afirmou que aplaudiria a decisão do Copom se ela tivesse vindo quatro meses antes. ¿Claro que essa decisão está vindo tarde. Este governo, definitivamente, está sempre atrasado¿, disse.

Para o senador, se o processo de redução da Selic tivesse sido iniciado antes, o Brasil poderia este ano crescer bem mais que os 3% ¿a que estamos condenados este ano¿. Já o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), elogiou a decisão. Ela mostra que a trajetória de queda do juro básico está sendo mantida e que a decisão de ontem já estava sendo esperada pelo mercado. ¿Foi muito positivo, porque mantém a trajetória de queda, demonstra que a inflação está sob controle e é mais um fator positivo para ativar o crescimento da economia e combater o desemprego¿, afirmou. Ele previu outras quedas.

A decisão recebeu críticas mesmo dentro do PT. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que esperava que o Copom fosse um pouco mais ousado, especialmente porque, segundo ele, ¿diversos indicadores da economia recomendavam uma diminuição mais significativa¿.