Título: Lula: 'Tem entidade que vive por conta do Copom'
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/11/2005, Economia & Negócios, p. B4

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que tem líderes empresariais que vivem apenas por conta da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O comentário foi feito depois de o presidente criticar o clima de pessimismo em setores do País. Ele não citou especificamente nenhuma entidade, mas para alguns dos presentes ao evento pareceu ser uma crítica velada à Fiesp, que tem sido firme nas críticas aos juros elevados no País.

"Vamos parar de chorar e vamos botar a mala embaixo e viajar o mundo.

Vamos parar de reclamar. Furlan sabe das críticas que eu faço. Tem determinados líderes empresariais que vivem por conta da reunião do Copom. Se não existisse o Copom não existiria a entidade. Trinta anos, o mesmo discurso", afirmou. Ele também comentou em tom de desabafo que há um ano e meio ouve que o Brasil não vai conseguir exportar mais, mas as notícias são de crescimento O diretor de comércio exterior da Fiesp, Roberto Giannetti da Fonseca, comentou que é preciso reclamar, sim, das taxas de juros do País, que são um "equívoco histórico", ao ser questionado se avaliava que a crítica era para a entidade.

"Não vamos parar de reclamar porque é uma reclamação legítima", comentou Giannetti, citando que o próprio presidente havia dito que as críticas ajudam a aperfeiçoar. Em outros trechos do discurso, Lula comentou que a participação no debate é importante e disse aos empresários que "sempre que tiverem uma sugestão não guardem para vocês".