Título: Mantega prevê queda da TJLP para 8,5%
Autor: Fabio Graner e Adriana Fernandes
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/11/2005, Economia & Negócios, p. B5

A queda do risco país e a inflação no nível de 5% abre espaço para a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 9,75% ao ano, recuar para 8,5% ou 8,75%. A análise é do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedir à equipe econômica que amplie gastos. A taxa dos financiamentos da instituição é calculada de acordo com a soma dos dois indicadores macroeconômicos. "Tenho confiança de que a TJLP vai ser reduzida", afirmou Mantega, após o seminário "Visão estratégica sul-americana no Brasil", realizado ontem pela Iniciativa para a Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), na sede do BNDES.

De acordo com ele, a manutenção da TJLP em 9,75% significa que o juro real para o investimento, atividade que deveria ser privilegiada, começa a subir. "Você um juro real elevado inclusive para aqueles empresários que já fizeram investimentos e têm contrato em curso."

O BNDES e a Corporação Andina de Fomento (CAF) vão assinar, em 9 de dezembro, convênio numa linha de crédito de US$ 2,4 bilhões. O dinheiro será usado para investimentos em infra-estrutura na América do Sul, no apoio a empresas brasileiras que fornecem máquinas ou serviços para expandir a interligação do continente.