Título: Empréstimo com cartão de crédito está suspenso
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/11/2005, Economia & Negócios, p. B7

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vão poder fazer, pelos próximos 30 dias, novos empréstimos com cartão de crédito para desconto em folha. Preocupado com o nível de endividamento dos segurados, o INSS suspendeu por um mês essa modalidade de financiamento. Pelos dados da Previdência Social os segurados já pegaram, até o início do mês, R$ 10 bilhões em empréstimos com bancos conveniados. O alerta sobre o endividamento dos aposentados e pensionistas partiu do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que conta com representantes dos segurados. O Conselho baixou resolução solicitando ao Instituto melhor avaliação do programa.

O INSS concordou e criou um grupo de trabalho para sugerir novos critérios para o financiamento. ¿Precisamos refletir sobre a manutenção dessa modalidade de empréstimo para que nossos beneficiários não se endividem e nem sofram nenhum prejuízo¿, disse o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão.

Ele esclareceu que só está suspenso o empréstimo consignado feito por meio de cartão de crédito. Pelos próximos 30 dias os segurados não poderão fazer novas operações (as operações já feitas continuam valendo). O financiamento com desconto em folha continua em operação normalmente.