Título: Terapia usa vírus para atacar tumor
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/11/2005, Vida&, p. A25

Empresa obteve autorização na China para vender o produto, cópia de uma técnica americana, contra câncer de pescoço e cérebro

PEQUIM - Um tratamento para câncer usando um vírus que ataca as células do tumor, sem afetar as que estão saudáveis, foi aprovado na China, na primeira autorização de entidades reguladoras a esse tipo de terapia, segundo a empresa que desenvolveu o produto. A técnica é cópia de um produto desenvolvido e depois abandonado por uma empresa americana de biotecnologia. E a autorização é mais um exemplo de como algumas terapias podem ser rapidamente aprovadas no país, talvez porque os obstáculos regulatórios sejam menores.

A companhia chinesa, Shanghai Sunway Biotech, obteve autorização para vender seu produto, o H101, como um tratamento para um tipo de câncer de cérebro e pescoço, segundo material de divulgação preparado pela Sunway que deve ser tornado público em breve.

O H101 usa um tipo de vírus do resfriado modificado geneticamente para atacar somente as células com um particular defeito genético ¿ típico de células cancerosas. Ele é uma versão modificada do Onyx-015, um tratamento inicialmente designado e submetido a testes clínicos iniciais pela Onyx Pharmaceuticals, uma empresa de biotecnologia americana de Emeryville, na Califórnia.

Apesar de a técnica ter provocado algum entusiasmo entre cientistas, houve problemas para colocá-la em prática. A Onyx desistiu do Onyx-015 em 2003, em parte para dedicar recursos a um tratamento mais convencional que está à espera de aprovação da Food and Drug Administration (FDA), a agência federal americana que controla remédios e alimentos.

No entanto, na época, a empresa californiana não sabia que cientistas chineses tinham reproduzido a técnica com base num trabalho científico publicado por seus próprios pesquisadores, segundo executivos da Sunway. A informação foi confirmada por Frank McCormick, fundador e principal inventor da tecnologia da Onyx.

Como a Onyx não tem patentes registradas na China, a Sunway não está cometendo nenhuma violação. No começo deste ano, no entanto, depois de se apresentar à Onyx, a Sunway licenciou os direitos mundiais sobre o Onyx-015. Ela disse na ocasião que pretendia realizar testes clínicos para tentar obter a aprovação para seu produto ser comercializado nos Estados Unidos e na Europa.