Título: Amazonas quer premiar quem não desmata
Autor: Liege Albuquerque
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/11/2005, Nacional, p. A17

MANAUS - O Amazonas quer incluir na Convenção do Clima um mecanismo para valorizar aqueles que não desmatarem as suas florestas. Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas reduziu seus índices de desmatamento em 39%. A idéia seria recompensar os produtores rurais e comunidades para que continuem conservando suas áreas verdes. A proposta foi feita durante a 2.ª Conferência Regional do Meio Ambiente, concluída anteontem em Manaus, e usou como exemplo a Costa Rica, que estaria recompensando os produtores com valor similar a R$ 100 por hectare de mata conservada.

Segundo o coordenador do grupo de trabalho da seca, Amilton Gadelha, a proposta será levada pelos delegados do Amazonas à 2ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que acontecerá em Brasília, de 10 a 13 de dezembro. Outra proposta do encontro é pedir ao governo uma vigilância mais rigorosa, inclusive com a presença ostensiva de policiais federais, nas unidades de conservação ambiental estaduais e federais no Amazonas.

No grupo de trabalho da conferência foram discutidas ainda propostas para a recuperação ambiental dos rios depois da seca. Estuda-se a possibilidade de diminuir o período de captura dos peixes e até o repovoamento dos rios com alevinos produzidos em cativeiro.