Título: CPI tem lista de 994 ligações para o exterior
Autor: Diego Escosteguy , Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/11/2005, Nacional, p. A8

Telefonemas foram feitos por Valério e podem dar pistas sobre remessas ilegais

BRASÍLIA - Investigações feitas pela CPI dos Correios já identificaram pelo menos 994 ligações feitas para o exterior por Marcos Valério de Souza e por suas empresas SMPB, DNA Propaganda e MultiAction. Integrantes da CPI acham que o rastreamento dessas ligações, descobertas através da quebra de sigilo telefônico, pode levar a pistas importantes sobre a suposta remessa ilegal para o exterior de recursos obtidos dentro do esquema de caixa dois eleitoral montado por Valério com o PT. A lista da CPI mostra ligações feitas para tradicionais paraísos fiscais, como Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Hong Kong e Libéria ¿ além de 406 telefonemas para os Estados Unidos. A CPI quer saber se algumas dessas ligações têm a ver com o esquema de repasse de dinheiro por Valério para o exterior pelo esquema do Trade Link Bank. Esse esquema foi usado, por exemplo, como canal para abastecer a conta Dusseldorf, do publicitário Duda Mendonça, nas Bahamas.

Valério usou o Trade Link para fazer 11 remessas de cerca de US$ 900 mil cada para a Dusseldorf, e para uma conta no BankBoston International, em Miami. A Polícia Federal e o Ministério Público investigam operações do Trade Link e do Banco Rural desde 1996.

Pelas ligações rastreadas pela CPI, a SMPB e a MultiAction são as empresas de Marcos Valério que mais fizeram ligações para o exterior. Na SMPB, foram detectadas pelo menos 449 chamadas internacionais, 90 delas para os EUA. Na lista desses telefonemas aparecem destinos como Hong Kong (dez chamadas), Libéria (quatro chamadas), Luxemburgo, Cazaquistão e Liechtenstein. Há outras para Portugal, Reino Unido, França e Argentina. No Reino Unido, há endereços em paraísos fiscais como Isle of Man, Jersey, Bermudas, Ilhas Cayman e Ilhas Virgens Britânicas.

A MultiAction também fez pelo menos 420 chamadas internacionais ¿ 260 para os EUA, 52 para a Austrália, 37 para o Reino Unido e 36 para Portugal. A DNA mantém o padrão, com 54 ligações para os EUA e 43 para o Reino Unido. Mas chamam a atenção oito chamadas feitas para a Irlanda. Esses telefonemas têm longa duração e ocorrem basicamente em dois períodos. O primeiro deles em 28 de junho de 2004. o segundo entre 6 e 8 de julho de 2004.