Título: Saldo de filiações supera 37 mil, garante partido
Autor: Ana Paula Scinocca, Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/11/2005, Nacional, p. A7

De janeiro a outubro, o PT sustenta ter recebido 42.573 novas filiações e perdido somente 4.990 ¿ apesar do escândalo do mensalão e do rompimento de líderes históricos, seis deputados federais, um senador. A debandada, que incluiu deputados estaduais e vereadores, ¿não enfraqueceu tanto o partido¿, diz o secretário de Organização, Romênio Pereira, que se diz disposto a lançar uma campanha de filiações para que o partido alcance a marca de 1 milhão de militantes. ¿Falava-se que o PT perderia até 25 deputados. É verdade que perdemos lideranças importantes, mas os números mostram que o partido tem muita vitalidade¿, afirma Romênio. ¿O movimento de entrada e saída do PT seguiu um padrão ao longo do ano, não mudou com a crise.¿

O estrago, entretanto, ainda está longe do fim. Ex-integrante da Comissão de Ética, Luix Costa deixa o PT nos próximos dias, com cerca de 50 militantes do Rio Grande do Sul. Outro grupo de petistas históricos em São Paulo, que inclui um ex-candidato petista à Constituinte, também prepara o desembarque. No contra-ataque, sindicalistas lançaram recentemente um movimento de filiação em massa, que incluiu o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopes Feijóo.

Participaram das eleições internas do PT, em setembro, 314 mil filiados, de um universo de 825 mil aptos a votar. ¿Hoje já somos 860 mil¿, afirma Romênio, que quer recomendar e aprovar a nova campanha de filiação na próxima reunião do Diretório Nacional, em dezembro.

Às vésperas de ano eleitoral e à beira da falência, o reforço de novos militantes seria importantíssimo para o PT, admite o secretário. ¿Temos de incentivar os núcleos de base, reforçar as instâncias municipais¿, diz.