Título: Para governo, ameaça da oposição é 'irresponsável'
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/11/2005, Nacional, p. A4

O governo considerou "irresponsável" a ameaça da oposição de obstruir a votação do Orçamento para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a permitir que a Câmara conclua logo o julgamento do deputado José Dirceu (PT-SP). Na tarde de ontem, o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, entrou no circuito para tentar apagar o novo foco de incêndio. "Não se pode misturar a votação do Orçamento com o processo de cassação de Dirceu porque isso significa prejudicar o País por causa de uma guerra política", afirmou Wagner. "Não tem outra interpretação."

Em conversas reservadas, auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva observam que, sob a ótica do Planalto, seria melhor o desfecho rápido do processo contra Dirceu. Por essa avaliação, a temperatura da crise diminuiria muito com a degola do ex-chefe da Casa Civil.

Depois de infindáveis recursos à Justiça, porém, Dirceu conseguiu convencer alguns integrantes do governo de que, mesmo com sua saída de cena, a turbulência não passará. "O problema não sou eu", alegou o deputado. "A oposição quer de todo jeito atingir o presidente."

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), ocupou ontem a tribuna para reclamar da decisão do PSDB e do PFL. "Se o preço dessa decisão é atrasar a votação do Orçamento, vocês serão responsáveis por essa irresponsabilidade", disse Mercadante, dirigindo-se aos líderes dos dois partidos.