Título: Fernando Henrique adverte que STF não pode 'fazer parte do jogo político'
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/11/2005, Nacional, p. A5

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso alertou ontem em Genebra que é preciso evitar "que o Supremo Tribunal Federal (STF) passe a fazer parte do jogo político no Brasil". A função do Supremo "é a mais importante da República, que é a de ser a última palavra", afirmou. "Imagino que os membros do Supremo estejam preocupados com esse risco de o tribunal ser usado pelos vários setores políticos para postergar as decisões", comentou, numa referência às sentenças que têm retardado o processo contra o deputado José Dirceu (PT-SP). FHC advertiu, ainda, que essa situação "tira a força do Congresso e só complica as coisas". De passagem por Genebra para reuniões em órgãos das Nações Unidas, Fernando Henrique criticou recentes discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que ele não perdeu apenas a popularidade: "Ele perdeu respeito, o que é muito mais grave", disse, referindo-se às últimas declarações de Lula, tentando desqualificar as denúncias contra o governo.

Para o ex-presidente, se a crise não for resolvida, Lula deve continuar caindo nas pesquisas de opinião que medem sua popularidade. "A situação mais perigosa hoje no Brasil é a da indefinição, que é o que dá a sensação ao povo de que nunca acontece nada", afirmou. Segundo ele, até mesmo a oposição está "pegando leve" nas críticas ao governo "para não parecer que quer ganhar no tapetão".

Fernando Henrique ainda se surpreendeu com o resultado da votação do Supremo, que ameaça suspender o processo de cassação do mandato de Dirceu na Câmara. "Isso é bastante surpreendente e muito ruim porque posterga, posterga e posterga cada vez mais uma decisão. Seja para dizer sim, seja para dizer não, algo deve ser decidido", afirmou.