Título: Fim das filas no INSS causa saia-justa com ministro
Autor: Tânia Monteiro e Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/11/2005, Nacional, p. A7

O presidente Lula passou ontem por um grande constrangimento. Na entrevista às rádios, prometeu várias vezes acabar com as filas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no próximo ano. Foi contestado no ar pelo ministro da Previdência, Nelson Machado, que, chamado às pressas para participar da entrevista, disse que não tinha como pôr fim às filas. "Nosso compromisso é, efetivamente, reduzir as filas", ponderou Machado, que tentou explicar a Lula a impossibilidade de cumprir a promessa. "Vamos melhorar (as filas) a partir de fevereiro. Acabar com a fila de uma vez é muito difícil."

"Fila normal é necessária, inclusive para organizar o procedimento", argumentou o ministro. Lula não gostou. Antes de Machado chegar ao Planalto ele tinha repetido a promessa cinco vezes e garantido que "a ordem é acabar com as filas, dando dignidade ao cidadão".

A insistência do ministro em atenuar a promessa mereceu uma reprimenda de Lula. "Deixa eu dar um alerta para você. Nós vamos terminar com a fila do INSS", disse, taxativo, o presidente. Mais uma vez Machado tentou argumentar mas foi cortado pelo presidente. "O Nelson está tomando a minha entrevista. Agora, Nelson, você pára por aí que eu sou o entrevistado aqui", disse Lula.

Mais tarde, em entrevista coletiva para explicar o programa de gestão do atendimento na Previdência, Machado novamente tentou contornar a situação. Disse que a fila a que o presidente se referiu é aquela "desumana, que obriga as pessoas a passarem a noite na rua". "Essa fila vai acabar até abril", assegurou.

De acordo com Machado, não vai acabar a fila que ele chamou de "civilizada". "A fila normal, civilizada, vai continuar." Para o ministro, entre 45 minutos e 1h30 de espera é um tempo razoável para o atendimento. O ministro afirmou que a confusão aconteceu devido à sua formação técnica. "Alguém na frente de um guichê já é fila."