Título: CPI vai ouvir Mara, que levou caso ao presidente
Autor: Ana Paula Scinocca e Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/11/2005, Nacional, p. A8

A CPI dos Bingos vai ouvir a secretária especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura, Mara Gabrilli. No requerimento para que ela deponha à Polícia Federal e técnicos da comissão em São Paulo, o senador José Jorge (PFL-PE) diz que suas declarações endossam suspeitas de que o presidente Lula sabia do suposto esquema de arrecadação montado em Santo André para o caixa 2 do PT. "Pelo que ouvimos de sua irmã, a empresária Rosângela Gabrilli, Mara relatou pessoalmente ao presidente como funcionava a extorsão contra as empresas de ônibus." A data ainda será marcada. Mara afirmou ontem estar disposta a colaborar com a CPI. "Até prefiro ir a Brasília, não preciso ser privilegiada pela minha condição física." Mara é tetraplégica.

Ela diz que em 23 de março de 2003 foi recebida por Lula no apartamento em São Bernardo e relatou o esquema de corrupção. "Fui pedir intervenção federal em Santo André. Contei como era o esquema, quem cobrava a propina e como a prefeitura tirou a licença de funcionamento de algumas linhas da empresa de minha família (a Expresso Guarará) por meu pai não ter pago a propina a partir de certo momento."

GTECH

A CPI também pediu à Polícia Federal para ouvir três pessoas que são citadas na investigação da suposta extorsão feita à multinacional Gtech, na renovação do contrato das loterias com a Caixa Econômica Federal. São eles o jornalista Etelmino Pedrosa, José Lindoso de Albuquerque Filho e Afrânio de Mello Franco Nabuco.