Título: Amigo de Lula é convocado
Autor: Ana Paula Scinocca e Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/11/2005, Nacional, p. A8

Compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado Roberto Teixeira finalmente sairá dos bastidores. Ele foi convocado ontem para depor na CPI dos Bingos, por iniciativa dos líderes do PFL, José Agripino (RN), e do PSDB, Arthur Virgílio (AM). A data ainda será marcada. Os líderes também pediram a convocação do economista e ex-petista Paulo de Tarso Venceslau, expulso do partido em 1998, depois de denunciar o esquema comandado por Teixeira junto às prefeituras do PT para abastecer o caixa 2 do partido. Em entrevista ao Estado e Jornal da Tarde, Venceslau afirma que a extorsão das prefeituras se dava pela contratação, sem licitação, da empresa Consultoria para Empresas e Municípios (CPEM), representada por Teixeira e avalizada pelos dirigentes do partido.

"Ele alegava notória especialização, apesar de existir nas prefeituras pessoal técnico para fazer o trabalho de aumentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS)", explica na entrevista.

Venceslau foi secretário de Finanças do prefeito de Campinas, Jacó Bittar, e da prefeita de São José dos Campos, a hoje deputada Ângela Guadagnin (PT-SP, única integrante do Conselho de Ética da Câmara que votou contra a cassação do deputado José Dirceu. Apesar de não ter recebido a convocação oficial para depor, o ex-petista afirmou que vai colaborar com as investigações, apresentando documentos. "Com certeza eu posso dar o caminho das pedras e documentos oficiais do PT que comprovam os recursos não contabilizados."

O senador José Jorge (PFL-PE) lembrou que Teixeira foi por muito tempo o "mecenas" de Lula, "dono da casa onde ele morou de graça quando era dirigente do partido, por mais de 10 anos". O senador atribui ao advogado a função de ter sido "um dos mentores" do sistema de captação de recursos para as campanhas do PT. Colaborou: Simone Menocchi