Título: Rodrigues confia no fim de embargo antes do previsto
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/11/2005, Economia & Negócios, p. B9

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, acredita que o Brasil conseguirá suspender antes do prazo previsto o embargo feito por cerca de 50 países à comercialização da carne nacional por conta da febre aftosa. A expectativa inicial era de que o assunto fosse resolvido até março do ano que vem. Segundo ele, há uma chance boa de reverter o problema antes do fim deste período. Um dos principais entraves ainda é a suspeita não comprovada de febre aftosa no Paraná. Animais do Estado podem ter tido contato com rebanhos de Mato Grosso do Sul, onde foram confirmados 22 casos da doença.

Um teste já foi realizado, que deu negativo e, por isso precisa ser repetido. Além disso, foi feito por amostragem. Agora, serão feitos testes com todos os animais que podem ter tido contato com a doença. Ele reconheceu que isso "é um problema muito chato para o Brasil", mas negou a suspeita de que tenha havido interesse em encobrir o problema.

"O governo do Paraná está trabalhando com muita transparência", afirmou. Rodrigues espera que até a semana que vem a questão do Paraná esteja resolvida.

Sobre a safra de grãos deste ano, o ministro traçou um cenário mais preocupante. Ele lembrou que a seca no Sul, o aumento dos custos de produção e a taxa de câmbio levaram o PIB da safra de grãos a ficar R$ 17 bilhões inferior ao resultado obtido no ano passado. É o pior resultado dos últimos quatro anos.

O presidente da Associação das Indústrias Exportadoras de Carne, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, voltou a estimar que as exportações de carne deverão somar perto de US$ 3 bilhões este ano .