Título: 'Tecnologias abertas vão acelerar a inovação'
Autor: Renato Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/11/2005, Economia & Negócios, p. B13

A Microsoft, maior empresa de software do mundo, anunciou esta semana seu plano de transformar os formatos de documentos do Office - Word, Excel e Powerpoint - em formatos abertos. As tecnologias abertas - que incluem o software livre, onde estão os principais concorrentes da Microsoft, como o Linux, o Firefox e OpenOffice - estão revolucionado a indústria. "Elas vão acelerar a inovação em todo o mundo", afirmou ontem Jeff Kaplan, fundador e diretor do Open ePolicy Group, do Berkman Center for Internet & Society da Universidade de Harvard. Ele participou de um evento do Instituto Conip, em Brasília, na quarta-feira, e fez uma palestra na IBM, ontem, em São Paulo.

Kaplan divulgou a versão em português do Roteiro para Ecossistemas Abertos de Tecnologias da Informação e da Comunicação, que contou com a colaboração de integrantes dos governos federal e do Estado de São Paulo. "Muita gente fala de código aberto (o outro nome do software livre), mas esse não é o ponto principal", disse Kaplan. "O importante é a colaboração, não o código." Ou seja, a interoperabilidade dos sistemas.

O pesquisador defendeu a adoção de tecnologias abertas por empresas e governos. "Elas trazem mais possibilidade de escolha, maior competição e maior controle para o usuário".