Título: Petrobrás vence licitação de gás
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/11/2005, Economia & Negócios, p. B5

Empresa brasileira vai explorar reservas na Venezuela

A empresa brasileira Petrobrás-Teikoko, a hispano-argentina Repsol-YPF, a americana Chevron e a venezuelana Winkler Oil ganharam ontem uma licitação para explorar gás em frente à costa ocidental venezuelana. Rafael Ramírez, ministro venezuelano da Energia e do Petróleo, anunciou os ganhadores da licitação, correspondente à Fase B do projeto Rafael Urdaneta, situado ao redor da península de Paraguaná, 600 quilômetros a oeste de Caracas.

Ramírez disse que as companhias ganhadoras investirão US$ 61 milhões para iniciar os trabalhos de prospecção e receberão as licenças em 30 de novembro, em um ato que ocorrerá em Paraguaná.

As licenças terão duração de 30 anos e o Estado poderá participar por meio da Petróleos da Venezuela (PDVSA) com uma porcentagem de 35%, uma vez declarada a viabilidade do projeto.

O Ministério da Energia e do Petróleo informou que o gás produzido será destinado preferentemente ao mercado local e o excedente será exportado.

Em outubro, o presidente Hugo Chávez entregou três licenças de gás não associado, correspondentes à Fase A do Projeto, às empresas Gazprom, da Rússia, e Chevron dos Estados Unidos.

O projeto Rafael Urdaneta é formado por 29 blocos, dos quais 18 estão no Golfo da Venezuela e 11 em frente à costa nordeste de Paraguaná.

Ele cobre uma área aproximada de 30 mil quilômetros quadrados, onde se calcula que há 26 trilhões de pés cúbicos de gás em reservas.