Título: Bird critica subsídios agrícolas de países ricos
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/11/2005, Economia & Negócios, p. B4

Para presidente do Banco Mundial, liberalização do comércio é primeiro passo na luta contra a pobreza

O presidente do Banco Mundial (Bird), Paul Wolfowitz, disse ontem que a liberalização do comércio é o primeiro passo a ser dado na luta contra a pobreza, e criticou os subsídios agrícolas dos países ricos que, segundo ele, prejudicam os esforços do mundo em desenvolvimento. "A ajuda ao desenvolvimento é importante, mas o fundamental é acabar com as barreiras comerciais, principalmente com os subsídios agrícolas dos países ricos", afirmou Wolfowitz após se reunir, em Paris, com o presidente francês, Jacques Chirac.

Wolfowitz afirmou que a quantia destinada aos subsídios à agricultura é muito superior ao montante que os países ricos destinam para a ajuda ao desenvolvimento.

Conhecido por seu protagonismo na invasão americana no Iraque durante sua passagem pela administração de George Bush, Wolfowitz defendeu a continuidade da ocupação do país. Perguntado sobre o fato de que os EUA destinam à invasão do Iraque uma quantia muito superior à destinada aos programas de ajuda ao desenvolvimento, Wolfowitz tentou se esquivar. O presidente do Bird justificou a guerra com o "consenso" no serviço de informação americano sobre a presença de armas de destruição em massa e o fato de que o regime de Saddam Hussein poderia ter usado essas armas.

Além disso, Wolfowitz disse que "é extremamente importante o que está sendo feito no Iraque", que coincide com o que os iraquianos querem. Quanto à questão da grande quantia que os Estados Unidos destinam ao Iraque, em detrimento de ações humanitárias e programas a favor do desenvolvimento, ele voltou a atacar os subsídios agrícolas nos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Sobre a iniciativa francesa de impor uma taxa sobre as passagens de avião para financiar programas de desenvolvimento e de luta contra a aids, Wolfowitz disse estar disposto a analisar qualquer tipo de proposta, mas afirmou que o Bird quer privilegiar mecanismos de geração de renda baseados no desenvolvimento interno dos países pobres, graças ao maior estímulo ao comércio.

Wolfowitz destacou a necessidade de promover o desenvolvimento na África, um continente onde se avançou muito em termos políticos, embora acredite que seus governos "precisam da ajuda internacional".