Título: Unicamp faz homenagem póstuma a Paulo Bobbio
Autor: Simone Iwasso, José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/11/2005, Vida&, p. A12

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) faz hoje uma homenagem póstuma ao químico e professor Paulo Anna Bobbio (1926-2001), que se destacou no País na área de engenharia de alimentos. A Unicamp o homenageará com o título de professor emérito post-mortem. Durante quase toda sua vida, Bobbio se dedicou à universidade, na qual foi convidado para trabalhar em 1968, na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Bobbio implantou o Departamento de Ciência de Alimentos (DCA) e exerceu diversos cargos na faculdade, entre eles o de diretor. Graduado pela USP, fez seus estudos de pós-graduação nas universidades de Ohio e Indiana, nos EUA. Publicou mais de 60 trabalhos em revistas nacionais e estrangeiras.

Após a morte de Bobbio, o professor José Luiz Pereira, do DCA da Unicamp, entrou com pedido para homenageá-lo. "Ele sempre quis ser reconhecido como um bom professor", disse. "Ele era muito enérgico e severo, mas quando os alunos se formavam percebiam que ele foi o melhor professor da faculdade."

Um pergaminho será entregue pelo reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, à viúva de Bobbio, Florinda, também química e professora voluntária da FEA. "Embora tardia, a homenagem é mais que justa. Ele foi fundamental para a consolidação da engenharia de alimentos, tanto em pesquisa como no ensino", disse Jorge.