Título: Lula prepara sua quinta indicação ao Supremo
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/11/2005, Nacional, p. A6

Carlos Velloso, que completará 70 anos em janeiro, terá aposentadoria compulsória; favorita para a vaga é a procuradora Carmen Rocha, de Minas

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, deverá se dedicar nas próximas semanas a encontrar um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF). Em janeiro surgirá uma vaga na mais alta Corte de Justiça do País, com a aposentadoria compulsória aos 70 anos do ministro Carlos Velloso. No STF, a procuradora e professora de direito constitucional Carmen Lúcia Antunes Rocha, de Minas Gerais, é tida como favorita para o cargo. No governo Itamar Franco, ela exerceu o cargo de procuradora-geral do Estado. Se ela for a escolhida, será a segunda mulher a integrar o Supremo. Desde 2000, o tribunal tem uma ministra, Ellen Gracie Northfleet. Indicada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, Ellen é vice-presidente do STF. Assumirá a chefia do Judiciário em junho de 2006, quando termina o mandato do atual presidente, Nelson Jobim. Cabe ao presidente da República indicar ministros para o STF. Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva optar por Carmen Lúcia - que foi aluna de Velloso -, agradará a movimentos de defesa da mulher.

Se nenhum ministro se aposentar de surpresa no próximo ano, essa deverá ser a última chance de Lula indicar integrante do Supremo. Desde o início do mandato, ele escolheu quatro ministros para o STF: Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa e Eros Grau.

O processo de escolha do substituto de Velloso está um pouco atrasado porque havia a expectativa de que o Congresso aprovaria emenda constitucional ampliando a idade da aposentadoria compulsória para 75 anos. No Judiciário, é dado como certo que a emenda não será aprovada até janeiro, quando Velloso terá de se aposentar.

Além de Carmen Lúcia, surgiram nos últimos dias outros nomes para substituir Velloso, como o do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Cezar Rocha, do advogado-geral da União, Alvaro Augusto Ribeiro Costa, e do ex-ministro da Educação Tarso Genro.