Título: Morte de Daniel foi por encomenda, avalia CPI
Autor: Ana Paula Scinocca, Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2005, Nacional, p. A18

¿Maioria absoluta pensa dessa forma¿, diz Efraim Moraes

O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), disse ontem que ¿quem entrou no depoimento com dúvidas sobre a motivação do assassinato (do prefeito de Santo André Celso Daniel), saiu praticamente convencido que foi um crime encomendado¿. O senador disse que foi esta a impressão colhida na conversa com os colegas da comissão, depois dos depoimentos de três acusados de envolvimento em suposto esquema de corrupção na administração Daniel (PT). ¿A maioria absoluta (dos parlamentares da CPI)pensa dessa forma¿, destacou Moraes. O Ministério Público avaliou como ¿show de contradições e inverdades¿ os depoimentos dos empresários Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, e Ronan Maria Pinto, além do prestado pelo ex-secretário de Serviços Municipais Klinger Luiz de Souza. Sérgio Sombra é acusado pelo MP como mandante do seqüestro e assassinato.

Para o promotor Roberto Wider Filho, Sombra se complicou ainda mais, já que à CPI apresentou nova versão sobre o seqüestro. Ele acompanhava o prefeito na noite de 18 de janeiro de 2002. ¿O Sérgio chegou a dizer que o prefeito abriu a porta para os seqüestradores. Depois, que os homens abriram a porta dele. Mas a porta estava travada¿, anotou Wider. Pressionado pelos senadores que integram a CPI, o empresário acabou admitindo que ele abrira a porta.

O presidente da CPI considera que a comissão ¿avançou substancialmente¿ nas investigações. Segundo Efraim, apesar do ¿esforço¿ dos convocados, ficou evidenciada a existência de operações de achaques a empresas de ônibus. ¿Ficou claro que o Klinger era uma espécie de cérebro; o Ronan era o operador e o Sérgio era o arrecadador¿, afirmou. Efraim chamou a atenção para as contradições e a insegurança demonstrada sobretudo por Sérgio Sombra. ¿Há uma blindagem em torno dele, provavelmente porque sabe demais.¿

Sobre Ronan, o promotor advertiu para a contradição em relação ao que o empresário fazia na noite em que Daniel teria sido executado, um dia depois do seqüestro,19 de janeiro. ¿Primeiro disse que estava em um jantar de negócios. Mas à CPI disse que estava na casa de uma amiga.¿

Klinger faltou com a verdade, segundo o MP, quando afirmou ser ¿normal¿ licitações terminarem empatadas. Em 500 delas, analisadas pelos promotores, apenas uma terminou com resultado igual.