Título: Relatório da CPI incluirá empréstimo a Azeredo
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2005, Nacional, p. A15

Depoimento de tesoureiro de campanha do senador constará do parecer, diz Serraglio

BRASÍLIA - O empréstimo feito por Marcos Valério para a campanha do tucano Eduardo Azeredo à reeleição ao governo de Minas, em 1998, deve ser incluído no relatório parcial com toda a movimentação financeira de Valério. A informação é do relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Segundo ele, o relatório será alterado para incluir o depoimento de Cláudio Mourão, tesoureiro da campanha de Azeredo, que não se reelegeu e hoje é senador. Em depoimento à CPI, Mourão admitiu que fez caixa 2 na campanha, mas disse que o governador não sabia disso.

O relatório foi apresentado semana passada pelo sub-relator de movimentação financeira, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), e deve ser votado quinta-feira. nele Fruet conclui que os empréstimos obtidos por Valério no Banco Rural e no BMG foram uma ¿farsa¿ e pede o indiciamento de Valério e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. As negociações para incluir o caso de Azeredo no texto estão sendo feitas pela cúpula da CPI, com aval de integrantes da oposição.

Serraglio disse que os trabalhos da CPI estão avançados e podem terminar antes do prazo, estendido até abril na semana passada. ¿Há um consenso de que não queremos contaminar as investigações da CPI com assuntos políticos. E se os trabalhos continuarem até abril é natural que haja essa contaminação¿, explicou. A cúpula da CPI quer deixar para o início do ano só as investigações sobre negociações de fundos pensão e corretoras e movimentação financeira do exterior do valerioduto.