Título: Para Planalto, ex-presidente `passou do ponto¿
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2005, Nacional, p. A11

BRASÍLIA - O ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, respondeu, em nome do governo, aos ataques do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, em discurso na convenção nacional do PSDB, disse que o seu partido vai ganhar as próximas eleições e restituir ¿a decência no País, que é o que se espera de qualquer governante¿. ¿Sinto que ele não valorize sua condição de ex-presidente da República para atuar de forma discreta e construtiva, como é de tradição dos ex-presidentes, e desce ao nível de argumentos que não correspondem à sua estatura de ex-primeiro mandatário da Nação¿, declarou o ministro, por meio de sua assessoria. As declarações de Fernando Henrique Cardoso desagradaram ao governo e foram consideradas mais um gesto de antecipação da disputa à Presidência em 2006.

No Palácio do Planalto, a avaliação é de que o ex-presidente ¿passou do ponto¿ e que as acusações que ele está fazendo ao governo vão reverter contra os próprios tucanos.

Auxiliares do presidente entendem ainda que as declarações de Fernando Henrique mostram o ¿desespero¿ das oposições porque, mesmo com os trabalhos das comissões parlamentares de inquérito no Congresso, a popularidade do presidente Lula continua alta e ele se mantém como forte candidato à reeleição.

Interlocutores de Lula acentuaram ainda que o próprio Fernando Henrique, por diversas vezes, havia elogiado o comportamento de ex-presidentes do governo militar, que não comentavam sobre política.