Título: `Queremos Lula candidato para derrotá-lo¿, diz FHC
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2005, Nacional, p. A10

Representantes do PFL, PPS, PDT e até do PP, que integra a base governista, estiveram na convenção dos tucanos

BRASÍLIA - Duas horas depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar que será, sim, candidato em 2006, o alto comando do PSDB abria sua convenção, em Brasília, com a resposta na ponta da língua. ¿Eu já ganhei do Lula duas vezes, e por maioria absoluta de votos¿, lembrou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no principal discurso do encontro, que confirmou o senador Tasso Jereissati (CE) como novo presidente do partido. ¿Queremos que ele seja candidato outra vez, para derrotá-lo¿. O repto ao presidente foi parte de uma alegre festa tucana, no Centro de Convenções de Brasília, em que candidatos declarados, como o prefeito José Serra e o governador Geraldo Alckmin, vestiam a candidatura e o embrião de uma possível aliança oposicionista corria solto. Além do PSDB, participaram do encontro líderes do PFL, do PPS, PDT e PP.

¿Vocês se lembram de como era o Brasil da inflação? Pois eles (os petistas) votaram contra o real, que acabou com a inflação¿, cobrou FHC. Ele afirmou ainda que o PSDB não tem a ¿arrogância¿ de achar que vencerá a eleição sozinho: ¿Sabemos que há momentos em que a sociedade encontra o rumo. Hoje, estão aqui o PFL, o PPS, o PP e o PDT. Vamos escolher quem vai representar o conjunto das forças que vão eleger o próximo presidente da República. Vamos fazê-lo com competência. Estamos unidos¿.

Entre os convidados ilustres lá estavam o presidente do PFL, Jorge Bornhausen (SC), o líder do partido no Senado, José Agripino Maia (RN). Pelo PPS, o deputado Raul Jungmann (PE), pelo PDT o senador Osmar Dias (PR) e do PP apareceram o presidente Pedro Correa (PE) e Ricardo Barros (PR).

QUATRO NOMES

Por enquanto o PSDB tem quatro candidatos a disputar a sucessão de Lula. Dois deles ¿ o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito paulistano, José Serra ¿ são os favoritos mas o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também trabalha para ser. Fernando Henrique acrescentou mais um na lista, o agora presidente tucano Tasso Jereissati. ¿Nós estamos muito bem no jogo. Temos várias opções. Uma está aqui ao meu lado¿, disse FHC.

Tasso disse que trabalha para consolidar uma chapa única de oposição ao PT. ¿Já estamos em fase bem adiantada de conversações com o PFL e com o PDT. Estamos chamando o PPS para negociar¿, avisou.

A ligação entre PSDB e PFL é histórica. Foi montada em 1994, para a primeira eleição de Fernando Henrique e prosseguiu na segunda eleição, em 1998, com o mesmo vice, senador Marco Maciel (PE). A parceria só foi rompida em fevereiro de 2002, quando o candidato Serra foi acusado pela operação Lunus, que tirou da disputa a candidata pefelista Roseana Sarney. A aproximação do PPS com o PSDB já existe há mais de dois anos.