Título: Lula diz pela 1ª vez que é candidato
Autor: Tânia Monteiro, Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2005, Nacional, p. A7

Em seguida, presidente volta atrás, afirma que cometeu um `lapso¿ e que quis dizer `se for para a disputa¿

BRASÍLIA - Na entrevista que concedeu a emissoras de rádio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou pela primeira em público que será candidato à reeleição em 2006, mas voltou atrás minutos depois do ¿lapso¿. Ao responder a pergunta do radialista e ex-prefeito de Salvador Mário Kertész, tentou demonstrar o contrário, mas ao final de uma longa resposta, em que minimizou o desgaste do PT, acabou admitindo o desejo de um segundo mandato. ¿Gosto de debate, adoro um debate, gosto de polêmica e é bonito porque o povo vai se politizando, vai ensinando a gente¿, disse. ¿É assim que eu penso, meu querido Mário, e vou sim disputar as eleições.¿ Lula disse que não iria comentar declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que a dose de juros tem sido ¿cavalar¿. ¿Contra ele existem os números de oito anos de mandato dele e os números de 36 meses meus. A média de juros dele foi o dobro da média de juros no meu governo, enquanto ele criou 8 mil empregos por mês, a média agora é de 108 mil empregos¿, completou.

O porta-voz da Presidência, André Singer, mostrou, no intervalo da entrevista, a repercussão na internet da declaração em que Lula admite disputar a reeleição. ¿Mas eu não falei isso. Falei?¿, perguntou o presidente. A resposta foi afirmativa. Em seguida, no ar, o deputado governista Sandes Júnior (PP-GO), representando a Rádio Terra, de Goiânia, resolveu ¿colaborar¿ para acabar com o embaraço de Lula: ¿O senhor quis falar: vou para o debate. E disse: vou para a disputa¿. Lula respondeu que cometeu ¿lapso¿. ¿Sandes, a minha convicção era que tinha dito: `Se for para a disputa¿¿, tentou corrigir.

O deputado repórter continuou ¿colaborando¿: ¿Mas foi sem querer¿. Lula concordou: ¿Foi sem querer, porque eu poderia dizer ontem que sou candidato. Não decidi se sou candidato. Não tenho pressa¿. O repórter Fábio Marçal, da Rádio Guaíba, ironizou: ¿Presidente, o Sandes Júnior, que acabou de derrubar o lead, virou líder governista da entrevista¿. Lead é o termo jornalístico para identificar a parte principal da notícia.

Desde o início do governo, Lula nunca concedeu entrevista previamente marcada ao comitê de imprensa do Planalto, onde atuam os credenciados da Presidência. Parte dos setoristas esteve em entrevistas à imprensa em geral. Os assessores do Planalto negaram, à tarde, qualquer acordo com Sandes Júnior para ajudar Lula. Eles argumentaram que o parlamentar representava rádio de ¿grande audiência.¿

Depois da confusão, Kertész disse que o ¿dr. Freud¿ poderia explicar o lapso.

LESSA

Após a entrevista, Lula recebeu o governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), para falar da dívida de R$ 5 bilhões do Estado, e de reeleição. ¿Lessa, você defende um segundo mandato?¿, perguntou o presidente, segundo o governador. Diante da resposta negativa, Lula afirmou que também discordava do modelo da reeleição.

¿Se ele me chamou para conversar, e um dos assuntos é o PDT, é evidente que é candidato à reeleição¿, disse o governador.