Título: Dilma diz que é Palocci, e não ela, quem está errado
Autor: Biaggio Talento, João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2005, Nacional, p. A6

Ministra da Casa Civil afirma que discussão sobre o ajuste fiscal de longo prazo mal começou; ela acredita em acordo, porque o contrário indicaria um `diálogo de surdos¿

BRASÍLIA - A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, replicou ontem em Salvador a resposta que lhe deu o ministro Antonio Palocci, no depoimento que prestou quarta-feira na Comissão de Atividades Econômicas do Senado. ¿Eu disse à ministra que ela estava errada¿, acusou então o ministro Palocci. Quem esta errado é ele, retornou a chefe da Casa Civil. ¿É questão de opinião¿, avisou, ¿não estamos discutindo aspectos pontuais, mas a forma pela qual isso (o ajuste fiscal) deve se desenvolver¿.

Dilma deu a entender que esse debate ainda vai durar algum tempo: ¿A discussão mal começou¿. A ministra tem esperança, contudo, de que rapidamente se chegue a um consenso. ¿Senão, seria um diálogo de surdos¿.

Em carta enviada ao Estado, a ministra-chefe da Casa Civil também comentou a informação publicada na edição de ontem, de que ela teria servido como porta-voz de outros ministérios, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para protestar contra uma política de asfixiamento financeiro que estaria sendo praticado pelo Ministério da Fazenda.

Dilma disse, nessa carta, não ter feito nenhum relatório sobre o assunto e atribuiu à sua função eventuais queixas de colegas de ministério: afinal, é ela que cuida da articulação presidencial. Mas negou que tenha atuado como uma porta-voz de um grupo organizado de ministros. Ela esclareceu, ainda, que a Casa Civil ¿ é responsável pela articulação interministerial¿, mas essa atribuição não transforma a ministra ¿em porta-voz dos ministros¿.

Dias antes, em uma visita ao Estado, ela havia chamado de ¿rudimentar¿ um plano de ajuste a longo prazo que estava sendo preparado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. A afirmação havia criado uma crise no governo.