Título: Agências de turismo terão de ampliar serviços para sobreviver
Autor: Ana Paula Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/11/2005, Economia & Negócios, p. B12

As agências de viagem do Brasil são as que arcam com os maiores custos de pessoal em toda a América Latina: 71,9% de todos os gastos das empresas vão para cobrir folhas de pagamento e outros tributos com a equipe. A média do continente é de 65% ¿ no México, por exemplo, é de 58,2%. ¿As razões para isso são que no Brasil os funcionários ganham mais que em outros países e, principalmente, porque a carga tributária é maior¿, diz Estevam Cintra, diretor-comercial da Amadeus, empresa espanhola de tecnologia para o mercado de turismo, que realizou uma pesquisa de custos em parceria com a Hermes Management Consulting.

O custo total para as agências da venda de um bilhete (conjunto total de serviços prestados), no entanto, não é dos mais caros no Brasil. Aqui, cada agência arca com cerca de US$ 30,20, enquanto no México esse valor sobe para US$ 50,70. O país com o custo mais baixo por pacote é a Colômbia, onde cada agência gasta US$ 24,90 para atender um cliente.

¿O fato é que em todos estes países existem agências muito heterogêneas¿, diz Cintra. ¿Desde aquelas grandes até as familiares, em que as pessoas nem sabem que existem dispositivos tecnológicos para organizar atividades.¿ A Amadeus trouxe semana passada para o Brasil seu braço de consultoria, a Amadeus Consulting, para auxiliar as empresas que precisam organizar seus gastos.

O diretor mundial da Amadeus Consulting, Mark Merifield, conta que as agências que apenas tiram passagens aéreas estão com os dias contados. ¿As empresas brasileiras estão acostumadas a receber comissões por passagens vendidas. Mas é um tendência mundial as companhias aéreas darem comissões cada vez menores, e se as agências dependerem apenas disso, certamente vão fechar.¿ Ele cita como exemplo a Espanha, onde as aéreas pagam apenas 1% de comissão para cada passagem vendida por agências.

AO GOSTO DO FREGUÊS

Merifield aponta como uma solução ampliar a oferta de serviços e conhecer melhor as preferências dos consumidores. ¿A empresa tem de saber quando o cliente viajou com eles pela última vez, se prefere corredor ou janela, qual hotel prefere, ou se o passaporte está em dia.¿ Segundo ele, as tendências mundiais do mercado de turismo se refletem rapidamente no Brasil. ¿O mundo todo está ficando muito parecido, afinal, as próprias empresas atuam levando clientes para vários lugares. E, no mundo todo, as agências estão reduzindo custos e ganhando dinheiro com serviços.¿

Segundo a pesquisa da Amadeus, na América Latina as agências vendem apenas 15 hospedagens e um veículo para cada 100 passagens aéreas compradas. Ou seja, esta ainda é a sua maior atividade. ¿Muitas delas possuem softwares que permitem a escolha de outros serviços além da passagem aérea, mas pouco o exploram.¿ A idéia de trazer a consultoria para o Brasil veio da percepção desta necessidade. ¿No total, investimos este ano R$ 40 milhões no País¿, conta Cintra. ¿A área de consultoria está crescendo cerca de 30% ao ano no mundo e pretendemos manter esse número também no Brasil. Infelizmente, existem muitos `franco-atiradores¿, que não planejam seus negócios.¿