Título: Para ele, devolução de brasileiros reduziu ilegais
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/11/2005, Metrópole, p. C1

No discurso sobre política de imigração em Tucson, o presidente George W. Bush usou a operação de repatriamento de brasileiros detidos ao tentar entrar no Texas como um dos sucessos na nova política contra ilegais. Segundo ele, a Operação Texas Hold'Em (Texas, Detenha-os), que consiste na apreensão e devolução periódica ao Brasil de centenas de imigrantes, produziu "resultados impressionantes". "Graças às nossas ações, a imigração ilegal brasileira caiu 90% no Vale do Rio Grande e 50% em toda a fronteira", disse Bush.

De fato, de acordo com o Departamento da Segurança Interna (DHS), o número de brasileiros deportados caiu de 4.406 entre setembro de 2003 e de 2004 para 2.303 nos 12 meses seguintes. Em 2000, só 202 brasileiros foram deportados.

A política anterior era deter, marcar audiência e soltá-los, por falta de locais de detenção. A nova política é apreensão e devolução rápida. As autoridades contam que a nova exigência de visto do México, desde o mês passado, reduzirá ainda mais o número de ilegais.