Título: FHC aponta seu mérito na distribuição de renda
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/11/2005, Nacional, p. A10

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que a melhora nos índices de distribuição de renda no País não é mérito exclusivo do governo Lula, mas fruto da continuidade da política econômica e da rede de proteção social adotadas em seu governo. "A política (econômica) dele é a minha. Não gosto de tudo, mas os fundamentos são os mesmos", disse, antes de dar palestra na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. "Essa rede de proteção social que começamos com as bolsas está avançando. Isso é bom para o Brasil." FHC concorda com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que a política econômica não impede o avanço na área social. Ele se disse "preocupado" com o aumento da dívida interna, mas acredita que a elevação do superávit primário defendida por Palocci não pode "ferir de morte" a política social. Também criticou a redução nos investimentos em infra-estrutura, mas negou que isso seja conseqüência "somente da política financeira do ministro Palocci". O que atrapalhou, na sua opinião, foi a instabilidade das regras estabelecidas pelas agências reguladoras.

"Minha crítica ao governo Lula não é na área econômica, é sempre na gestão", disse. "O governo substituiu profissionais competentes (em ministérios) por militantes incompetentes."

Para FHC, Lula "deveria ter percebido há muito tempo" que estava "mal cercado" e tem "responsabilidade política" sobre a crise do mensalão. "Não posso afirmar que o presidente sabia isso ou aquilo. A responsabilidade é política, ele escolheu mal as pessoas que fizeram (que cometeram irregularidades)." O ex-presidente não fez ataques diretos a Lula, mas não evitou a ironia. Questionado se o sucessor "fala pouco" ou deixa de prestar de contas à população, respondeu que Lula "agora está falando bastante, até demais".