Título: Hoje é o dia D de combate à dengue
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2005, Vida&, p. A42

Casos da doença aumentaram 70%; ministério lança a campanha ¿Você e a água não podem ficar parados¿

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, abre hoje em Belo Horizonte o Dia D contra a Dengue. A doença, que atingiu seu pico em 2002, com quase 800 mil casos registrados, hoje afeta número bem menor de pessoas. Mesmo assim, afirmam sanitaristas, não há como se dar ao luxo de imaginar que ela está controlada e relaxar na prevenção. Neste ano, por exemplo, o número de casos registrado de janeiro a agosto foi 70,7% superior ao constatado no mesmo período do ano passado: foram 158,8 mil, ante 90.510 detectados em 2004. Também neste ano foram diagnosticados 247 casos de dengue hemorrágica e 25 mortes. Sanitaristas já deixaram de lado a idéia de que a dengue pode ser erradicada. Hoje, há consenso de que a única forma de prevenção da dengue é o controle dos focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Para isso, vale a velha receita, repetida desde que a doença ressurgiu no País: não deixar a água limpa se acumular em vasos, pneus, garrafas e manter caixas d¿água fechadas, por exemplo.

Tais cuidados são intensificados na época das chuvas, que se inicia agora. É justamente neste período em que há maior proliferação dos focos do mosquito, que se reproduz em água parada limpa. Além da mobilização de hoje, o Ministério da Saúde preparou duas campanhas ¿ uma delas já está sendo veiculada ¿ alertando a população sobre a necessidade de adotar medidas preventivas. O slogan é ¿Para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados.¿

Além da campanha, a Secretaria de Vigilância em Saúde deverá divulgar nos próximos dias o mapeamento dos focos do Aedes. Esse mapa serve como auxílio para que autoridades sanitárias concentrem suas medidas nos locais que registram maior concentração do mosquito.

Estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que cerca de 80 milhões de pessoas devem ser infectadas pelo vírus da dengue, todo ano, exceto na Europa.