Título: Cresce dependência do setor público
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2005, Economia & Negócios, p. B18

De 1999 a 2003, aumentou 45% número de municípios onde mais da metade do PIB depende da máquina administrativa local

RIO - A quantidade de municípios onde mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) é proveniente da administração pública local aumentou 45%, de 350 para 508, de 1999 a 2003. Em 21 deles o peso do setor público chega a ficar acima de 70%. Estas cidades estão distribuídas pelo Acre, Roraima, Tocantins, Rio Grande do Norte e Alagoas. Segundo a coordenadora da pesquisa PIB dos Municípios, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sheila Zani, os dados comprovam a grande dependência da máquina administrativa nas economias locais. Para efeito de comparação, na média nacional, o peso da administração pública é de 14,7% ¿ o segmento faz parte do setor de serviços.

Esta foi a primeira vez que o instituto isolou o peso da administração pública por municípios.

No Município de Uiramutã, em Roraima, a fatia da área pública dentro do PIB é a maior no País, de 89,5%. Criado em 1997, com 8 mil metros quadrados, o município é o 3.750º colocado no ranking dos PIBs municipais brasileiros.

O IBGE também levantou que, no caso de 35 unidades municipais, as transferências intergovernamentais equivalem a mais de 55% do tamanho do PIB. Como vêm de outros governos, como o federal ou estadual, essas transferências não entram no cálculo do PIB gerado no município.

O número de cidades movimentadas economicamente pelo PIB do setor público também cresce influenciado pela criação de 51 novos municípios, em 2001. Segundo especialistas, de forma geral quanto mais pobre o local, maior o peso da administração pública.

Na avaliação do chefe de estudos econômicos da Fundação Seade, Miguel Matteo, municípios com maior peso da indústria e segmentos do setor de serviços tendem a ter melhores indicadores sociais. ¿Em outros, a atividade econômica é tão escassa que predominam o setor público e a transferência de recursos.¿

Quase um terço de todos os municípios brasileiros têm mais que 35% da sua economia ligada ao setor público ¿ mais do que o dobro da média nacional. Ao contrário desse quadro geral, nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, a maior parte dos municípios tem independência relativa. Em 70% das cidades destes Estados, o peso do setor público é inferior à 15%.