Título: Após a mudança, espaço e qualidade de vida
Autor: Nilson Brandão Jr.
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2005, Nacional, p. B16

RUMO AO OESTE : Há três anos, quando se mudou de São Paulo para Jundiaí, no início do processo de transferência da fábrica em que trabalha da capital para o interior, o diretor industrial José Janércio de Lima reclamava de tudo. "Achava o ritmo devagar", comentou. Mas acabou gostando. Lima coordena a mudança do Frigorífico Ceratti do bairro Ipiranga, em São Paulo, para uma moderna unidade em Vinhedo e avisou que não trocaria mais Jundiaí por São Paulo. Segundo ele, a principal vantagem de viver longe de São Paulo é esquecer o trânsito. "Não preciso ficar escolhendo horário para sair de casa. Pego uma estrada vicinal e vou tranqüilamente de Jundiaí para Vinhedo, vendo lavouras, paisagens bonitas e respirando ar puro. Faz um bem danado.¿

A definição do frigorífico por Vinhedo ocorreu alguns meses depois, a partir de um estudo encomendado pela Ceratti a uma empresa especializada. De acordo com o gerente de marketing do frigorífico, Álvaro Marujo, espaço para ampliar e modernizar a capacidade produtiva e a boa malha viária, tanto para o interior como para a capital, foram fundamentais na decisão. Ele disse que também contribuíram a qualidade de vida na região e o clima.

A transferência começou no início do ano. A fábrica já opera em Vinhedo. Restam os departamentos administrativos, que devem ser transferidos até janeiro, quando a mudança estará concluída.Marujo explicou que a Ceratti não tinha mais para onde crescer em São Paulo.