Título: Camex insiste na busca de consenso
Autor: Jander Ramon
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2005, Nacional, p. B14

DECISÃO: A Argentina decidiu mandar para o espaço os compromissos de acabar, em 1.º de janeiro, com uma série de regras que tornam o Mercosul uma área de livre comércio incompleta e uma união aduaneira imperfeita. O aprofundamento da crise com o país vizinho dominou a reunião de quinta-feira do encontro de ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex). A partir do ano que vem, o comércio de automóveis entre os dois países deveria ser livre. Deveria, também, haver regras comuns de Brasil e Argentina para a importação de máquinas e equipamentos e para bens de informática e telecomunicações. Finalmente, deveria acabar a lista de exceções que os dois países fazem à Tarifa Externa Comum (TEC).

Os argentinos já indicaram que não cumprirão esses compromissos. Evitando respostas agressivas, como ameaças de retaliação, a Camex optou por insistir nas propostas que já elaborou e encaminhou a Buenos Aires.

O primeiro round dessa nova onda de embates entre o Brasil e a Argentina se dará entre os dias 24 e 26, em Montevidéu, Uruguai, durante as negociações do Grupo Mercado Comum ¿ uma das principais instâncias de decisão do Mercosul. "Os negociadores argentinos alegam que o país não está preparado para assumir tais compromissos", afirmou Mário Mugnaini, secretário-executivo da Camex. ¿O Mercosul funciona por consenso. Portanto, vamos ter de alcançar novos consensos.¿