Título: ALGUMAS RELIGIÕES E OS HOMOSSEXUAIS
Autor: Ricardo Westin
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/11/2005, Vida&, p. A19

IGREJA ANGLICANA: Na América do Norte, na Europa, na Austrália e na Nova Zelândia, algumas igrejas ordenam homossexuais e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo. Na Inglaterra, admite pastores gays, desde que celibatários. Na África, no Caribe e na Ásia consideram pecado e o rejeitam para seus pastores.

IGREJA LUTERANA: Rejeita a ordenação de pastores e pastoras que pratiquem o homossexualismo. A atual política permite a ordenação dessas pessoas, desde que elas mantenham a abstinência sexual. Na Europa, algumas admitem pastores homossexuais.

IGREJA ORTODOXA: Os cristãos ortodoxos se opõem à existência de padres homossexuais, casamentos gays ou bênçãos a essas uniões. A Igreja Ortodoxa Russa também defende que os gays sejam proibidos de lecionar ou ocupar cargos de direção das Forças Armadas e em prisões.

JUDAÍSMO: O movimento reformista judaico, o mais liberal nos EUA, aceita rabinos assumidamente homossexuais, sejam homens ou mulheres. O judaísmo ortodoxo, porém, é radicalmente contra as práticas homossexuais e nem admite discutir a existência de rabinos gays. O movimento conservador adota uma postura mais flexível sobre a homossexualidade, mas ainda debate como agir em relação aos rabinos.

ISLAMISMO: O Alcorão proíbe os atos homossexuais, e vários Estados islâmicos governados pela sharia (lei religiosa), especialmente a Arábia Saudita, punem a sodomia com pena de morte. Em outros países muçulmanos, como o Egito, os homossexuais podem ser presos por conduta imoral.

ASIÁTICAS: Fora dos credos monoteístas, as regras são menos claras. Mas o hinduísmo e o budismo exigem o celibato de seus monges, e o sikhismo afirma que pessoas solteiras devem manter a abstinência sexual.