Título: Secretário estuda prêmio por bom comportamento
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/11/2005, Metrópole, p. C1

O secretário municipal dos Transportes, Frederico Bussinger, está pensando em premiar os bons motoristas, aqueles que não têm multas há tempos. "Mas ainda estamos estudando qual seria a melhor maneira, o que a legislação permite", afirmou Bussinger. Essa é uma dúvida antiga. Técnicos que participaram da elaboração do Código de Trânsito Brasileiro até pensaram em inserir uma recompensa, mas acabaram desistindo. "Além do mais, ser bom motorista é obrigação legal", disse o consultor Luiz Célio Bottura. O ex-secretário municipal dos Transportes Getúlio Hanashiro concorda. "Embora seja positivo, o Estado não tem de premiar o cumpridor da lei. Talvez instituições, como o sindicato de taxistas, pudessem premiar uma categoria, por exemplo."

Bottura ressaltou que o fato de a pessoa não ter multa não é o mesmo que ser bom motorista. "Ele pode ser um sortudo e não ter sido flagrado, uma vez que uma parte muito pequena dos infratores é multada."

E o prêmio pode sair muito caro, por mais simbólico que seja. Como revelou Bussinger, de janeiro a agosto, 86% dos motoristas de São Paulo não receberam nem uma multa sequer. Foram aplicadas 2,4 milhões de autuações no período. "Vai dar que prêmio? Folhinha de Zona Azul?", perguntou Bottura.

Outro especialista disse que já se pensou em colocar uma tarja amarela na carta como recompensa. Mas o que seria do documento se o motorista cometesse alguma infração no ano seguinte?