Título: Aldo promete definir futuro de Dirceu amanhã
Autor: Denise Madueño e Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/11/2005, Nacional, p. A6

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), deve convocar sessão extraordinária amanhã para votar o pedido de cassação do mandato do deputado José Dirceu (PT-SP). É que por falta de quórum e atraso na gráfica do Senado, que imprime as cópias de processos distribuídas a deputados, não haverá mais como cumprir o prazo regimental e fazer a votação na sessão ordinária de amanhã à tarde. Sem a sessão extraordinária, o julgamento de Dirceu será adiado de novo, desta vez para a próxima semana. "Se não puder (votar o processo) na sessão ordinária, vou encontrar um meio de fazer a votação em sessão extraordinária à noite", disse Aldo, descartando a possibilidade de mais um adiamento. Antes de cogitar a sessão extraordinária, ele ainda tentou obter quórum ontem.

Assim que percebeu, ainda de manhã, que havia poucos deputados no plenário, Aldo telefonou para os líderes do PFL, Rodrigo Maia (RJ), e do PSDB, Alberto Goldman (SP), alertando-os da necessidade de no mínimo 51 deputados para abrir a sessão e que a falta de quórum atrasaria o processo contra Dirceu. Não adiantou: apenas 49 deputados foram à Câmara.

"Estava chovendo muito em Brasília e alguns vôos atrasaram", justificou Maia. Apesar de a oposição insistir em que é preciso resolver logo o destino de Dirceu, os dois partidos não têm se mobilizado para garantir quórum. Ontem, no horário de abertura da sessão, havia na Casa 9 deputados do PT, para 8 do PFL e 6 do PSDB. O Conselho de Ética, que tem criticado atrasos no processo, tampouco contribuiu com o quórum. De seus 30 titulares e suplentes, apenas deram presença Carlos Sampaio (PSDB-SP), Moroni Torgan (PFL-CE) e Mauro Benevides (PMDB-CE).

A sessão na Câmara amanhã deve começar poucas horas depois da reunião do Supremo Tribunal Federal (STF) que concluirá o julgamento do mandado de segurança de Dirceu que contesta a aprovação do pedido de sua cassação no Conselho de Ética. Na semana passada o julgamento estava empatado em 5 a 5 e faltava 1 voto, do ministro Sepúlveda Pertence.

Ontem, o advogado de Dirceu, José Luís Oliveira Lima, entregou ao STF documento reforçando o pedido de que o Conselho de Ética ouça de novo as testemunhas de defesa do petista. No texto, o advogado critica o presidente do conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), que tem reclamado de decisões do STF favoráveis a Dirceu. "Quando a decisão agradou ao conselho, ele elogiou. Quando desagradou, criticou de maneira agressiva. Decisões favoráveis e desfavoráveis fazem parte do estado democrático de direito", disse.

Dirceu foi para Brasília ontem à tarde, depois de participar de um ato em sua defesa em João Pessoa. Hoje ele retoma as conversas com os deputados para tentar salvar o mandato.