Título: Relato impressiona senadores
Autor: Mariana CaetanoAna Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/11/2005, Nacional, p. A9

O depoimento do garçom conhecido como Jack, que disse ter ouvido a morte do prefeito de Campinas Antonio da Costa Santos (PT) ser tramada, impressionou os senadores da CPI dos Bingos pela "riqueza de detalhes", avaliou o irmão do prefeito, Paulo Roberto Costa Santos. "Assim como o Márcio Thomaz Bastos ficou impressionado quando ouviu o garçom, os senadores também ficaram", disse, referindo-se ao ministro da Justiça, que chegou a ser contratado pela família para representá-la no caso. De acordo com Santos, que acompanhou o depoimento aos senadores em São Paulo e depois voltou para Campinas, Jack repetiu o que "está nos autos" e já havia dito em outras ocasiões. O irmão do prefeito preferiu não se estender sobre o assunto nem falar sobre nomes. Alegou que não ouviu o depoimento todo e no período em que participou nenhum nome foi mencionado. "Não ouvi nenhum nome da boca dele. Se citou, eu não estava presente."

Santos contou que os senadores consideraram "graves" as informações dadas pelo garçom no depoimento. "Ficaram de ver todas as possibilidades e tomar as providências."

A Polícia Civil e o Ministério Público não consideram críveis as acusações de Jack. Mas o irmão do prefeito preferiu não avaliar isso, insistindo apenas em que a história precisa ser investigada. "As informações nunca foram investigadas e é preciso investigar antes de desqualificá-las", argumentou.

RELATÓRIO

O promotor Ricardo Silvares esteve em São Paulo ontem na Procuradoria de Justiça, onde deveria ocorrer o depoimento. Mas ele foi transferido para a casa do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e ele não o acompanhou. "Houve uma sessão reservada e não nos chamaram", comentou. Ele explicou que o Ministério Público vai esperar o relatório dos senadores para avaliar o que pode ser feito.